1. Disciplinas obrigatórias

 

Fundamentos da Ideia de Etnodiversidade (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Epistemologia da ideia de Etnodiversidade e suas dimensões da sociobiodiversidade, educação, comunicação, reconhecimento e desenvolvimento. História da construção do pensamento decolonial; noção de interculturalidade e intercientificidade; sociologia das ausências e sociologia das emergências; ecologia de saberes.

 

Territórios de Conhecimentos I (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Colocação em comum do tempo Território Comunidade. Problemática de pesquisa a partir das questões dos territórios. Construção do projeto de pesquisa na perspectiva do diálogo intercultural, interdisciplinar e intercientífico. Metodologias de pesquisa quali-quantitativa. Pesquisa-ação, etnografia e observação participante.

 

Territórios de Conhecimentos II (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Colocação em comum do tempo Território Comunidade. Métodos de tratamento e análise de dados qualitativos e quantitativos; triangulações em pesquisa; produção e escrita acadêmica.

 

2. Disciplinas optativas

 

Conflitos Socioambientais (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Contexto histórico do processo de genocídio cultural e de ecocídio nas Américas e a constituição da primeira zona de contato colonial do sistema mundo-capitalista fora da Europa. As vertentes preservacionistas e o paradigma hardiniano como aprofundamento do processo de genocídio e ecocídio. Análise de conflitos socioambientais e processos de r-existência: socioambientalismo, etnoconservação, etnodesenvolvimento e bem-viveres.

 

Desenvolvimentos, Territórios e Políticas Públicas na Amazônia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Emergência, evolução e (des)construção da noção de desenvolvimento e de desenvolvimento sustentável em uma perspectiva decolonial. Modernização capitalista, megaempredimentos e transformações em terras indígenas, quilombos, territórios de comunidades tradicionais e camponesas. Políticas públicas e direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais na Amazônia.

 

Diversidade Sociolinguística e Comunicação Social na Amazônia Brasileira (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Aspectos sócio-históricos do Português e contatos linguísticos na Amazônia. Implicações da pluralidade sociolinguística para a constituição de redes de comunicação social no território amazônico. Diferentes dispositivos comunicacionais na Amazônia e suas interfaces no processo de ensino-aprendizagem em diferentes contextos (ribeirinhos, indígenas, camponês, extrativistas, urbano) nas sociedades contemporâneas. O global e o local nos usos da TIC: experimentação e apropriação na construção de recursos didáticos numa perspectiva emancipatória. Tecnologias de comunicação e redes sociais: interseções com a educação formal e informal.

 

Diversidade, Identidades e Culturas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Culturas e identidades como construções histórica-sociais. Relações de gênero. Relações étnico-raciais. Povos indígenas. Quilombolas. Comunidades tradicionais. Campesinato e agricultura familiar.

 

Educação Diferenciada e Alternância Pedagógica (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Práticas educacionais na educação escolar e não escolar em contextos diferenciados. Educação diferenciada como garantia de direitos (epistemologias, metodologias e didáticas); Alternância didática e pedagógica.

 

Infâncias Amazônicas e Práticas Educativas Diferenciadas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Reflexões teóricas e metodológicas sobre a produção do conhecimento na área da infância; Práticas educativas interdisciplinares em contextos de educação diferenciada; Vivências, experiências, humanização e inquietudes na infância. Crianças e infâncias, suas culturas e educações.

 

Inovação e Redes Sociotécnicas (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Modernização, progresso tecnológico e os reflexos sobre o rural. Estilos de produção na agricultura e suas distintas relações com o contexto sociotécnico. Mediação, intervenção e situações de interfaces sociais. Conhecimento híbrido e a construção de projetos heterogêneos. A produção de novidades no rural. Ecologia de saberes e construção de conhecimento agroecológico em redes sociotécnicas. A comunicação, os dispositivos e as redes sociotécnicas.

 

Socioambientalismo e Gestão Ambiental (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Origens e fundamentos do pensamento ambiental moderno; histórico e contribuições dos movimentos socioambientalistas. Políticas e instrumentos de gestão socioambiental; A sociobiodiversidade associada à conservação e proteção da natureza e dos direitos dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais; Práticas para pesquisas que acessam patrimônio genético e Conhecimento Tradicional Associado; Experiências de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais em gestão socioambiental.

 

Territórios e Territorialidades (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Territórios e processos de territorialização; Terras tradicionalmente ocupadas; Territorialidades específicas; Mobilizações sociopolíticas pela gestão dos direitos aos territórios.

 

Tópicos Especiais I (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Ementa a definir a partir do interesse em aprofundar os estudos ligados aos temas de pesquisa dos discentes, projetos e linhas de pesquisa do programa, dependendo da demanda dos discentes e docentes.

 

Tópicos Especiais II (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Ementa a definir a partir do interesse em aprofundar os estudos ligados aos temas de pesquisa dos discentes, projetos e linhas de pesquisa do programa, dependendo da demanda dos discentes e docentes.

 

Tópicos Especiais III (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Ementa a definir a partir do interesse em aprofundar os estudos ligados aos temas de pesquisa dos discentes, projetos e linhas de pesquisa do programa, dependendo da demanda dos discentes e docentes.