O Seminário sobre Cota Ribeirinha na UFPA será realizado no dia 5 de Agosto de 2025 e contará com diversas atividades durante o dia.
O encontro será realizado no auditório da Faculdade de Etnodiversidade, e abordará o tema "Rios de Oportunidade: Políticas de Acesso e a Reserva de Vagas Para os Povos Ribeirinhos".
A 4ª Jornada Acadêmica de Etnodiversidade será realizada do dia 30 de julho a 1º de agosto com tema: Etnodiversidade, Mudanças Climáticas e Interculturalidade: Construindo Outros Mundos Para Além da COP 30.
As inscrições para o evento podem ser realizadas aqui
Será realizada uma Palestra com o Tema “O Projeto Amazônia Revelada: Arqueologia Como Ferramenta de Proteção a Territórios Ameaçados”, ministrada pelo Arqueólogo Eduardo Goes Neves.
O evento ocorrerá no Auditório da Faculdade de Etnodiversidade da UFPA Campus Altamira, no Dia 25 de Julho de 2025 as 16:00 horas.
O Programa de Pós-graduação em Estudos em Etnodiversidade (PPGETNO) estará promovendo um webinário Canal do PPGETNO no YouTube com tema: Infâncias e Práticas Educativas Diferenciadas.
O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de Julho as 09:00h
Dia 22 Infâncias e práticas educativas diferenciadas
Dia 23 - Infâncias e Práticas Educativas Diferenciadas - Mesa 2
Aula Magna da turma de 2024
Aula inaugural do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Estudos em Etnodiversidade (PPGETNO), do Campus de Altamira, que ocorreu no dia 1º de julho de 2024, com o ingresso de sua primeira turma.
A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª. Drª. Iracilda Sampaio, destacou os avanços e desafios da pós-graduação no contexto amazônico, e as perspectivas de novos programas nos Campi do interior. O prof. Dr. Uwira Xakriabá enfatizou elementos da interculturalidade, focando na experiência da graduação e do curso de Etnodesenvolvimento da Faculdade de Etnodiversidade.
O I Seminário das Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior da Amazônia Paraense foi organizado pela Universidade Federal do Pará, por meio do Programa de Pós-graduação em Estudos em Etnodiversidade e da Faculdade de Etnodiversidade e constitui uma das ações previstas no projeto “Políticas de Ação Afirmativa no ensino superior na Amazônia Paraense em diálogo com o Sul do Brasil: desafios para uma formação intercultural”, aprovado no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Políticas Afirmativas e Diversidade (PDPG- Afirmativas), do Programa Abdias Nascimento/CAPES/MEC e contou com o apoio de Instituições parceiras, como o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).